segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Particione o disco rígido e adicione drives lógicos a um PC com Windows

Ter mais de um drive no computador, mesmo com um único HD instalado, traz muitas vantagens. Aprenda a fazer isso.


Espaço em disco deixou de ser uma preocupação para muita gente. Trata-se de uma mídia relativamente barata – há HDs SATA de 80 GB, por exemplo, com preços a partir de 105 reais – e muitos computadores novos vêm como discos rígidos com pelo menos 160 GB disponíveis. Nada impede que você utilize todo esse espaço como uma unidade lógica só, por exemplo, como drive C:
Caso queira mais um disco, você pode optar por acrescentar um HD adicional ao computador. Mas há vantagens em dividir o disco rígido (físico) existente em mais de uma unidade lógica – isso pode ser feito, inclusive, com todos os HDs que o PC possuir.
Por que fazer isso? Separar o sistema operacional dos aplicativos e estes dos dados dos usuários torna o backup mais ágil. Você não precisa fazer cópias de segurança dos aplicativos toda vez que realizar o backup, e sim apenas das informações que precisam ser protegidas, como dos seus documentos, e-mails, fotos, músicas e vídeos. Caso tais informações estejam em um drive lógico separado, basta copiar o que está lá.
Toda vez que realizar um procedimento no PC que envolva mexer nas informações que estão gravadas no disco rígido – e particionar o HD é talvez uma das mais complexas, a recomendação expressa que fazemos é: faça backup dos seus dados antes de começar a mexer no disco.
Além disso, caso uma unidade lógica dê problemas – por exemplo, suponha que o sistema operacional dê pau e o disco não dá boot – basta reformatar o drive lógico onde o Windows estava, reinstalar o sistema e todas os demais drives lógicos (e todas as informações que estão lá) estarão preservadas.
E um HD com mais de uma partição possibilita a instalar de diferentes versões de sistemas operacionais, inclusive de plataformas diferentes, como Ubuntu Linux.
Leia também: > Automatize o backup do seu PC > Libere até 300MB de espaço no HD com arquivos de instalação do Office > HD sem espaço: a saída é formatar?
Na práticaIndependentemente da versão do sistema operacional instalada, sempre é possível particionar um disco rígido espaçoso. A primeira coisa a saber é que o HD deve estar formatado usando o sistema de arquivos NTFS.
Em PCs com Windows anteriores ao Vista, você deverá utilizar ferramentas de terceiros pra fazer isso e há muitos e bons utilitários para fazer isso, vários gratuitos como o EASUS Partition Manager e o Paragon Partition Manager, só para citar dois exemplos.
Usuários que já contam com o Vista instalado podem fazer isso usando ferramentas do próprio Windows.
Para criar uma nova partição, clique em Iniciar e digite diskmgmt.msc. Pressione Enter para abrir o utilitário Gerenciador de discos. Para criar o espaço para um novo volume, clique com o botão direito sobre um volume existente e escolha Diminuir Volume.


Digite o tamanho da nova partição, que vai depender de suas necessidades. Agora, clique com o botão direito no novo espaço não-alocado, representado no programa, e escolha Novo Volume Simples.
Depois, siga os passos do assistente para criar e formatar sua nova partição. Quando estiver pronto, você irá ver o novo volume representado nos gráficos do Gerenciador de Discos.
Uma vez particionado, aproveite para redistribuir as informações nos drives lógicos criados, faça backup novamente e pronto.
Fonte:PCWorld

Nenhum comentário: