sábado, 15 de novembro de 2008

Como testar se uma fonte de alimentação está ou não defeituosa

Em muitos casos se deparamos com o computador sem funcionar o procedimento mais imediato é testar se o defeito está na fonte de alimentação em geral basta colocar uma outra fonte que esteja em boas condições e se o computador funcionar então é a fonte de alimentação com defeito, mas se o problema está na placa mãe como saber se a fonte também está danificada, alguns técnicos colocariam ela em outro computador e testaria se iria funcionar, bom este último não é o procedimento indicado, pois e se a fonte está com as saídas dos plugues para a placa mãe com tensões erradas e ela esteja acima do padrão correto isso pode danificar a sua placa de teste e assim é prejuízo certo e isto é uma situação que desejamos evitar. Para testar corretamente a fonte é necessário um multímetro de preferência que seja digital e analisar todas as saídas nos pinos no conector de alimentação da placa-mãe, o multímetro deverá estar posicionado na posição para testar a tensão contínua (V DC), na escala de 20 V. Você pode estar se perguntando como ligar a fonte de alimentação sem o contato físico com a placa-mãe no caso da fonte ser um modelo AT basta conectar ela a um plugue de liga-desliga para o mesmo pressiona-lo e efetuar os testes, mas se for ATX onde é a placa-mãe que controla o status da fonte? Neste caso você terá que efetuar a conexão direta entre pino 14, geralmente ele é verde, ao fio de cor preta que quase sempre está ao lado dele. Fazendo isso é suficiente para ligar a fonte para que a mesma forneça corrente nos plugues que se originam nela.

Placa Mãe ATX
Às vezes a fonte está queimada e se com este procedimento ela não ligar então ela está realmente avariada e nem adianta consertar, pois o mesmo sai pelo preço de uma nova e a confiança de uma fonte nova é muito superior de uma fonte que já foi consertada, mas se vier funcionar aí entra o papel e a importância do teste.
Para testar a fonte de alimentação é necessário o uso de multi metro de preferência digital e o procedimento como já foi dito acima. Representado graficamente nesta imagem:

multimetro digital

Para verificar a tensão coloque o cabo preto do multi-teste em qualquer terminal do plugue onde o fio também seja preto (na maioria das fontes o fio preto é o terra). O fio vermelho do teste ficará em outro terminal onde a tensão será testada, semelhante como mostrado nesta imagem.


Testando Fonte

Em alguns raros casos a fonte mesmo assim apresenta tensões corretas quando testadas com um o multi-teste, mas se o computador desliga abruptamente ou reinicia apresentando essas anomalias no momento do uso de algum hardware que consome mais energia isso acontece em geral por que os capacitores eletroliticos estão estourados ou em ainda em vazamento com isto a fonte não tem autonomia suficiente para suprir as necessidades dos componentes que ela alimenta. Na imagem que se segue é a referência básica para o conector da fonte de alimentação para a placa-mãe ATX, observe que a referência é válida quando a presilha do conector está para o seu lado direito.

Este quadro resume as tensões das saídas:



Tensão Nominal

Fio

Tensão mínima

Tensão máxima

+5 V

Vermelho

4,75 V

5,25 V

-5 V

Branco

-4,75 V

-5,25 V

+12 V

Amarelo

11,4 V

12,6 V

-12 V

Azul

-11,4 V

-12,6 V

+3,3 V (*)

Laranja

3,135 V

3,465 V



Nenhum comentário: