domingo, 9 de novembro de 2008

O que é Upload?



Todos nós que navegamos na Internet fazemos download e upload, o simples fato de abrimos uma pagina da Internet já estamos fazendo download e upload. Mas o que é isso?

Provavelmente você já ouviu falar em download, que é a ação de receber dados pela Internet. Sempre que recebemos algum dado na Internet, fazemos download, por exemplo, ao abrirmos um e-mail ou ao entrarmos no site de algum banco, fazemos download dos dados para serem visualizados no nosso computador.

Upload é o contrário de download. Upload é a ação de enviar dados pela Internet. Quando enviamos um e-mail, por exemplo, estamos fazendo upload do que escrevemos ou dos arquivos que anexamos.

O que pouca gente sabe, é que sempre que navegamos pela Internet fazemos download e upload. Para abrir uma página fazemos o download dos textos e das figuras para serem exibidas no nosso computador e também fazemos upload para informar que recebemos a página corretamente. Por exemplo, imaginemos que um pedreiro está no telhado destelhando uma casa, para isto ele joga as telhas para outro pedreiro que está no chão. Sempre que o pedreiro, que está no chão, apanha uma telha ele grita, para informar ao pedreiro do telhado que pode jogar outra telha. Neste exemplo há download e upload. O pedreiro que está no chão faz o download das telhas e um upload sonoro que a telha foi recebida corretamente.

A informação nos dois sentidos é necessária para haver um sincronismo na comunicação. Imaginemos que o pedreiro, que está no chão, não gritasse ao receber uma telha e por acaso ele machucasse a mão, impossibilitando receber mais telhas, conseqüentemente o pedreiro, que está no telhado, acharia que estaria tudo bem e jogaria as demais telhas no chão, perdendo todas as telhas. Na Internet é a mesma coisa, se não avisarmos que já recebemos uma informação, a mesma será transmitida indefinidamente. O upload, além de avisar que um dado foi recebido corretamente, também serve para avisar que um dado deve ser retransmitido, pois sofreu alguma interferência e chegou defeituoso.

Como podemos perceber sempre que entramos na Internet, fazemos download e upload. É verdade que fazemos menos upload que download, entretanto o upload não é menos importante que o download. Muitas empresas de Internet a cabo vendem a imagem que fazem download a altíssimas velocidades, mas não avisam que a taxa de upload é em baixa velocidade. Iludem os usuários a pensar que compraram algo bom, mas na verdade compraram algo ruim. Isto pode ser facilmente observado ao enviar um e-mail com um arquivo em anexo grande ou ao conversarmos com voz (através do Skype ou GoogleTalk por exemplo) com alguém.

Agora você já sabe o que é upload, então ao adquirir uma Internet a cabo verifique se a velocidade de upload é a mesma de download, se não for aconselho a não comprar, pois pagará mais barato em algo que não vale.

Nenhum comentário: