sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Aviso sobre cancelamento de perfil do Orkut espalha praga virtual

Circula na internet um spam notificando internautas que suas contas de usuário no Orkut foram investigadas e serão canceladas em 72 horas, caso eles não realizem certos procedimentos. A falsa mensagem, que é exibida com o domínio "google.com", serve apenas para infectar o computador com um cavalo de tróia (também conhecido como "trojan").

De acordo com a empresa de segurança Websense, o trojan se autocopia, multiplicando-se por vários diretórios, e infecta o sistema com diferentes nomes. O programa malicioso também se instala na inicialização do sistema e monitora as atividades dos usuários, para roubar suas informações.



"Enquanto o download do código malicioso é feito, abrem-se janelas de pop-up no browser com material impróprio", informa a empresa.

Cavalos de tróia são vírus ou outros malwares que dependem de uma ação do usuário para se instalar no computador. Costumam chegar por e-mail disfarçados de algo interessante ou curioso, como fotos, vídeos e apresentações de PowerPoint.

Após conseguirem se hospedar no computador da vítima, os trojans ajudam criminosos a conseguirem informações pessoais dos usuários, como números de contas bancárias e senhas.


Fonte:Folha

Nenhum comentário: