segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Fones de ouvido geram interferência em marca-passo, diz estudo


Pesquisadores norte-americanos afirmam que fones de ouvido usados em tocadores de MP3 podem gerar interferências em marca-passos e desfibriladores implantados no corpo.

Os aparelhos de MP3 em si não causam problemas a esses aparelhos médicos, utilizados para normalizar o ritmo cardíaco. Mas pequenos, porém fortes ímãs presentes nos fones de ouvido podem prejudicar o funcionamento desses sistemas, caso estejam a uma distância de 3 cm.

A equipe de William Maisel, do Beth Israel Medical Center, em Boston, testou oito modelos de fones de ouvido para MP3 players em 60 pacientes que usam desfibriladores e marca-passos.

Os pesquisadores colocaram os fones sobre o peito dos pacientes, diretamente em cima dos aparelhos médicos. Os fones geraram interferência nos dispositivos cardíacos em cerca de um quartos dos pacientes --14 dos 60 voluntários-- e essa interação foi duas vezes maior nos desfibriladores, em relação aos marca-passos.

De acordo com os cientistas, o imã pode fazer com que os marca-passos enviem sinais incorretos ao coração, levando a palpitações ou arritmia. Já os desfibriladores podem ser levados a ignorar os sinais do coração, caso o órgão esteja em ritmo muito forte ou fraco.

"A principal mensagem é: os pacientes podem usar fones normalmente, o que significa que eles podem ouvir música com os fones na orelha. Mas eles não devem colocar os fones perto do dispositivo cardíaco", afirma Maise.

Isso significa que pacientes que usem marca-passos ou desfibriladores não devem colocar os fones em um bolso da camisa ou do casaco perto do peito enquanto não estiverem sendo usadas ou cobrir esses utilitários com pano.


Fonte:Folha

Nenhum comentário: