segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Em nova versão, Ubuntu traz melhor suporte a periféricos


Não é à toa que o Ubuntu (www.ubuntu.com) é uma das maiores vedetes do software livre: baseado em Linux, o sistema operacional gratuito, cuja missão é ser amigável, conta com uma vasta comunidade disposta a solucionar dúvidas e segue um rígido ciclo semestral de lançamentos.

A versão 8.10, que saiu na última quinta-feira, traz mais pequenas melhorias do que recursos revolucionários. Depois da instalação, foi fácil executar tarefas básicas, como ouvir músicas em MP3 e instalar o complemento Flash para ver vídeos no YouTube.

Duas novidades bem-vindas são o recurso de abas no gerenciador de arquivos Nautilus e a nova versão do editor de imagens Gimp, cujas mudanças na interface melhoraram sensivelmente sua usabilidade.

Melhorou também a compatibilidade com periféricos: sem esforços, a reportagem conseguiu fazer funcionar uma webcam que não era reconhecida pela versão anterior, a 8.04.

Otimizado para instalação por meio de dispositivos USB, como pendrives --sem a necessidade de gravar CDs--, o Ubuntu 8.10 traz ainda melhor suporte a conexões 3G e um plug-in que dá acesso a conteúdo exclusivo da emissora britânica BBC em áudio e vídeo.

O que faltou foi a recauchutada no visual padrão, há muito prometida --mas há um novo tema disponível, o Darkroom, escuro e elegante.


Fonte:Folha

Nenhum comentário: