quarta-feira, 19 de novembro de 2008

O que é roteador?


O servidor de internet, também chamado de roteador, é um dispositivo de rede responsável pelo compartilhamento de acesso à internet para dois ou mais computadores interconectados dentro de um mesmo ambiente físico – a rede local de computadores. Sua principal função é traduzir requisições de acesso privadas para o acesso público que está conectado diretamente ao mesmo – o link de internet.

Um roteador sem-fios (ou roteador wireless/wi-fi) é aquele dispositivo que, sozinho, inclui conexão via cabos (switch agregado), conexão sem-fios (transmissor de radiofreqüência – antena) e servidor de internet, fazendo assim o compartilhamento de dados e internet para computadores e outros dispositivos nele interligados com ou sem cabos.

Para aplicações de banda-larga, onde residências e empresas possuem dois ou mais computadores disponíveis para o desenvolvimento de trabalhos diários, um roteador sem-fios torna-se uma solução extremamente viável por fornecer para o ambiente, dados e internet compartilhados tanto via rede de cabos como rede sem-fios. Esta segunda opção de uso, aliás, agrega fácil instalação física dos computadores, pois não são necessários cabos, canaletas, e mão-de-obra para instalação física dos computadores, além de mobilidade para dispositivos como notebooks, aparelhos de telefone celulares wi-fi e palm-tops/hand-helds.

Nenhum comentário: