quarta-feira, 23 de abril de 2008

Google revela seus segredos



Um dos fatores mais importantes para o posicionamento de um site é a relação de links que o mesmo recebe de outros sites.
A quantidade e a qualidade dos links, são fatores determinantes para o sucesso de um site, junto aos mecanismos de busca.
Obter esse tipo de informação, preciosíssima para SEO, sempre foi uma tarefa muito difícil, pois mesmo as ferramentas dos próprios mecanismos de busca, sempre foram muito fracas.
No caso específico do Google, existe o operador link:, que deveria exibir todos os links para um determinado endereço, porém, por vários motivos, nunca trouxe uma resposta confiável, na verdade, diria que nem próxima da realidade.
Consultando as ferramentas para webmasters, disponibilizadas pelo Google, vi que apareceu uma nova aba com o sonho de consumo de todos que se preocupam com o bom posicionamento de seu site.
Esta nova funcionalidade, apresenta a listagem dos links que são direcionados para seu site, em teoria, de forma correta.
Para terem noção da diferença, fiz o teste com um dos meus sites.
Segundo a pesquisa com o operador link:, existem 624 links para a página principal.
Segundo a nova ferramenta, somente para a página principal, são 12700 links
A diferença é muito grande e mostra como o operador link tinha pouca ou nenhuma utilidade.
A nova ferramenta, facilitará, e muito, o acompanhamento do desempenho do seu site e para saber de onde vêm seus links, o que pode ajudá-lo a fazer campanhas mais eficientes.
Corra e veja quem está apontando para seu site.

Nenhum comentário: