terça-feira, 29 de abril de 2008

Intel se alia à Cray pelo mercado de supercomputadores


70% dos supercomputadores do planeta utilizam tecnologia Intel, mas por algum motivo a marca não é associada a esse nível de desempenho. Em busca principalmente da exposição que esse tipo de posição garante, a Intel se aliou ao fabricante mais clássico de computadores monstruosamente poderosos, a Cray.

Criada pelo True Hacker Seymour Cray, a empresa com seu nome lançou em 1975 o Cray-1, um supercomputador com incríveis 80MHz de clock. E se você acha isso ridiculamente lento, pense de novo. Era 1975. O IBM-PC XT só seria lançado em 1983, com 4,77MHz de clock e 128KB de memória. O Cray, em 75, vinha com 1MB, podendo ir até 8MB de RAM. Ah sim, ele já era um sistema baseado em 64Bits. Chuuuupa Intel, AMD, Microsoft, Linux, IBM, etc.

Em termos de processamento, um 386DX a 40MHz processa dados a uma velocidde de 8.5MIPS, em 1988, quando foi lançado. O Cray-1, em 1975, chegava a 160MIPS. Claro, isso custava um tiquinho. Algo como 5 toneladas de peso, unidade de resfriamento a freon e 115KW de consumo, só pra CPU. Mais ou menos como uma GeForce topo de linha, dentro de uns dois anos.

A relação da Cray com os concorrentes era a mesma da Apple com a Dell. Não bastava fazer excelentes computadores. Era preciso fazer computadores BONITOS. Assim a IBM enchia o mundo com seus armários sem-graça, enquanto a Cray produzia obras de arte como este CRAY X-MP:

A Apple aliás teve uma boa relação com a Cray. Seymour Cray usava um desktop Apple como seu computador de trabalho, e a Apple comprou vários Crays, usando mais tarde um deles como simulador para rodar o MacOS, em modo monousuário.

Com o acordo a Intel quer patrocinar, com a Cray, a construção de máquinas que trabalhem na casa de Petaflops (1 petaflop == 1.000.000.000.000.000 instruções em ponto flutuante por segundo). Esse nível de velocidade permite simulação de explosões nucleares, modelagens de padrões climáticos com precisão, pesquisa de medicamentos, avanços em inteligência artificial e talvez até rodar o Crysis em 1024x768 em 25fps.

Nenhum comentário: