segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Você sabe para que serve o desfragmentador de disco?

O "Desfragmentador de disco" é um utilitário do sistema para analisar volumes locais ( exemplo: "Disco_local(C:)" ), além de localizar e "consolidar arquivos e pastas fragmentados", de modo que cada um ocupe um espaço único e contíguo no volume.
Como resultado, o sistema pode acessar e salvar arquivos e pastas de maneira mais eficiente. Ao consolidar seus arquivos e pastas, o "Desfragmentador de disco" também consolida o espaço livre do volume, tornando menos provável a fragmentação de novos arquivos. O processo de consolidação de arquivos e pastas fragmentados é chamado de desfragmentação.
A duração da desfragmentação depende de vários fatores, inclusive do tamanho do volume, do número de arquivos contidos nele, do nível de fragmentação e dos recursos disponíveis no sistema local. Você pode localizar todos os arquivos e pastas fragmentados antes de desfragmentá-los, analisando o volume primeiro. Depois, você pode observar a fragmentação do volume e decidir se vale a pena desfragmentá-lo.
Os volumes ficam fragmentados à medida que os usuários criam e excluem arquivos e pastas, instalam novos softwares ou fazem o download de arquivos da Internet. Normalmente, os computadores salvam os arquivos no primeiro espaço livre contíguo que seja grande o suficiente para comportá-lo. Se não houver espaço livre suficiente, o computador salva o máximo possível do arquivo no maior espaço disponível, deixando os dados restantes para o próximo espaço, e assim por diante.
Após grande parte de um volume ter sido usada para o armazenamento de arquivos e pastas, a maioria dos arquivos novos será salva em partes separadas no volume. Quando você exclui arquivos, os espaços vazios restantes são preenchidos aleatoriamente à medida que novos arquivos e pastas são armazenados. Logo, quanto mais o volume estiver fragmentado, menor será o desempenho de entrada/saída de arquivos do computador.
Abaixo, podemos ver um exemplo do uso do "Desfragmentador de disco". Para executar o "Desfragmentador de disco", clique em "Iniciar\Programas\Acessórios\Ferramentas do Sistema\Desfragmentador de disco".

Ao chegar na janela da figura , selecione o "Volume" a ser "desfragmentado" e clique em "Desfragmentar" (se preferir, clique em "Analisar" antes de "Desfragmentar").
No exemplo acima, o "Volume" escolhido para desfragmentação foi o "drive C (Win98(C:))". Note que existem duas "pequenas janelas com barras coloridas" representando o "antes da desfragmentação" e o "após a desfragmentação".
Para entender o significado das cores, consulte a legenda logo abaixo. Repare a diferença de "antes da desfragementação" e "após a desfragmentação", do "Volume" escolhido, analisando a disposição das "cores vermelhas". Ou seja, conforme mencionado acima, o "Desfragmentador de disco" torna os arquivos e pastas (representados pelas cores) "consolidados e contíguos", aumentando, assim, a eficiência no processo de leitura e gravação desses arquivos e pastas no HD (disco rígido).

Nenhum comentário: