sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Saiba como produzir um documento PDF usando o Word

O Word 2007 possui uma extensão gratuita, fornecida pela própria Microsoft, que permite salvar um texto editado no programa em PDF. O formato foi criado pela Adobe em 1993 com o objetivo de que, em qualquer micro que seja aberto, o conteúdo apareça do mesmo jeito. Além disso, um documento criado nesse padrão não pode ser alterado facilmente, sendo útil para carregar informações com mais credibilidade.

Para instalar o recurso que permite ao Word criar um PDF, vá atinyurl.com/wordpdf, valide seu programa, faça o download e execute o conteúdo baixado para sua máquina. Siga os passos do processo simples de instalação.

Para gravar um PDF, clique no botão Office (no canto superior esquerdo) e selecione a entrada Salvar como. Se a extensão estiver instalada, haverá uma nova opção: PDF ou XPS.

Escolha essa alternativa e dê um nome ao seu arquivo. Existe a possibilidade de escolher entre PDF para impressão (o arquivo final terá melhor qualidade, mas será maior) ou para publicação on-line (um documento mais leve, preparado para ser hospedado por um site). Na tela do computador, não há diferença visível entre essas duas qualidades.

Depois disso, clique sobre o botão Publicar. O documento com extensão PDF será criado e gravado no disco do usuário ou em outro local.

Comparação

A Folha testou o criador de PDF, com o mesmo documento-base, do Google Docs, do Acrobat.com (suíte na internet gratuita mantida pela Adobe, com editor de texto e criador de PDF, entre outros) e do Word 2007.

A ferramenta do Google teve desempenho bastante inferior em relação às outras. Foi a única que entregou um documento PDF com conteúdo, como a posição de imagens, diferente do que era exposto no editor de textos da própria suíte.

Além da formatação errada das figuras, apareceram bordas de uma tabela invisível tanto no editor de textos do Google Docs quanto nos editores dos concorrentes. Nos PDF dos outros programas, as bordas não apareceram.

No caso da Adobe, o documento ficou com, praticamente, o mesmo tamanho do arquivo criado para impressão no Word (230 Kbytes). O PDF criado para ser publicado na internet, no Word, ficou com 157 Kbytes.

OpenOffice.org

O programa gratuito e em código aberto OpenOffice.org também edita e publica arquivos PDF sem precisar de alterações.

Nenhum comentário: