quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Operadoras promovem festas para o iPhone, mas omitem preço do aparelho

As duas operadoras responsáveis pelo iPhone 3G no Brasil, Vivo e Claro, fazem festas restritas a convidados nesta quinta-feira (25) para mostrar o aparelho, que deve chegar as lojas no dia seguinte. Entretanto, o consumidor interessado no celular ainda não tem informações essenciais para a compra: preço, locais de venda e planos disponíveis.

A Claro vai apresentar o iPhone em uma festa na Daslu, butique de luxo em São Paulo, na noite desta quinta-feira. A entrada é restrita a convidados da operadora. Também na quinta a Vivo lança o celular em duas festas, no Rio e em São Paulo --os locais são mantidos em segredo.

Enquanto isso, os preços do aparelho e os pontos de venda do produto não foram divulgados oficialmente. Nos Estados Unidos, o aparelho custa US$ 199 na versão com 8 Gbytes e US$ 299 para 16 Gbytes.

A Vivo informou no começo de setembro que iria priorizar os atuais clientes da empresa na compra do iPhone, como forma de "agradar" a atual base de usuários.

Já a Claro disse que iria dar prioridade aos consumidores que se cadastraram no site da empresa, principalmente no que se refere ao acesso às informações sobre o lançamento.

A operadora da América Móvil tentou fazer um sistema de reserva pelo iPhone, cobrando R$ 100 dos usuários --o valor seria abatido do preço final. Entretanto, desistiu do sistema em razão da "polêmica".

O Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) afirmou que o método era 'ilegal', porque a empresa não forneceu ao consumidor as informações necessárias para a compra, como preço e data de entrega.

Outra operadora presente no Brasil, a TIM, ainda busca um acordo com a Apple, por meio da Telecom Itália, para lançar o iPhone 3G no Brasil.

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