quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Você sabe o que é GPS



GPS é a sigla do Sistema de Posicionamento Global (Global Positioning System). É um equipamento que funciona como um guia de rua interativo capaz de determinar a sua posição em qualquer local do globo terrestre através de sinais de rádio enviados por satélites norte americanos que estão em órbita em volta da terra.

Além de sua aplicação na aviação geral e comercial e na navegação marítima, qualquer pessoa pode utilizar para uso pessoal. Atualmente o sistema está sendo muito difundido em automóveis permitindo indicar o caminho da posição atual até um outro ponto de destino. Possibilita saber a posição em que se encontra (por coordenadas geográficas), o seu caminho (tracejado) para determinado local, conhecer a velocidade de seu deslocamento entre outros beneficios. Caso esteja percorrendo um local desconhecido, faça referência as coordenadas geográficas fornecidas pelo GPS, e com certeza será lolalizado imediatamente pois ele dispõe de mapas de navegação que possibilitam uma visão geral da área que você está percorrendo. Possuem também um sistema de viva-voz onde as indicações de rotas vão sendo “faladas” ao motorista, não apenas mostradas na tela de LCD, como se tivesse um co-piloto ao seu lado.

Os navegadores trazem um recurso interessante chamado pontos de interesse. Esses pontos correspondem a uma relação de locais registrados no GPS como restaurantes, casas de show, parques, teatros e livrarias facilitando assim encontrar o local procurado. As listas não têm somente diversão, também trazem serviços como hospitais, farmácias, oficinas, aeroportos, postos de combustível.

Os satélites GPS estão posicionados a uma distância de 20.000 km da terra, em seis diferentes planos de órbita, dando duas voltas em torno da terra a cada 24 horas transmitindo dois sinais de rádio, sendo um para uso civil e outro mais preciso, chamado código P, usado somente pelos militares americanos.

Podemos receber o sinal de satélite em qualquer lugar do mundo e a qualquer hora, mesmo nos pólos norte e sul.

O GPS hoje em dia é uma equipamento indispensável a qualquer tipo de meio de transporte, seja ele portátil, pequeno, não importa. É sempre bom ter um consigo para que possa completar seu trajeto sem muitos transtornos de rotas e registrando sempre os pontos importantes por onde passar. Esses pequenos aparelhos já fazem parte da lista de desejos de muitos motoristas.

Nenhum comentário: