terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Crise econômica encolhe feira de tecnologia em Las Vegas


Uma das maiores feiras de tecnologia do planeta começa na quarta-feira (7), em Las Vegas (EUA), com expectativa tímida quanto aos investimentos devido à atual recessão econômica. A Consumer Electronics Show 2009 terá, provavelmente, menos fabricantes, comerciantes e consumidores.

O enfoque do evento também está pequeno, mais ligado em equipamentos ecologicamente corretos, que ajudem os consumidores a reduzir o consumo e economizar nas contas. A premissa vem ao contrário dos anos anteriores, quando as companhias ofereciam itens tecnológicos com custo alto e inviável para a maioria de consumidores.

"Em tempos de crise, a ênfase talvez seja em produtos bons e simples, que façam a rotina funcionar melhor", diz o analista Stephen Baker, da empresa de pesquisas NPD Group.

A Consumer Electronics Association, que organiza a CES, calcula que 130 mil pessoas vão participar do evento. No ano passado, esse número foi de 141 mil. Quartos de hotel em Las Vegas, geralmente escassos a esta altura do ano, ainda podem ser encontrados.

Houve redução no número de expositores: se no ano passado esse número era de 3000, em 2009 eles totalizam 2.700. Muitas empresas se concentrarão no fechamento de vendas, em vez de apenas fazer exibições de novos produtos na convenção.

"Muitas empresas estão pedindo salas, algo que não fizeram no ano passado", disse o representante Jason Oxman, da Consumer Electronics Association. "As empresas estão buscando outras alternativas de negócios além das demonstrações, que ambicionam o atendimento individual", completa.

Kumu Puri, executivo da consultoria Accenture, diz que espera o foco da CES 2009 no consumidor tecnologia prática: dispositivos móveis, jogos de vídeo e sistemas de navegação pessoal. "São as categorias às quais realmente se deve apelar para o consumidor, porque têm preços mais acessíveis, ante à crise", disse Puri.

O que permanece igual é o elenco de oradores, que inclui nomes como o executivo-chefe da Microsoft Steve Ballmer, John Chambers da Cisco Systems, Howard Stringer (Sony), Craig Barrett (Intel), e Allan Mulally, da Ford Motors.


Fonte:Folha

Nenhum comentário: