sábado, 10 de janeiro de 2009

O mundo high tech em Las Vegas





A coluna conecte está na maior feira de eletrônicos do mundo. Este ano, os fabricantes voltaram o foco para produtos úteis, econômicos e em sintonia com o meio-ambiente.

Tudo em Las Vegas é superlativo. É claro que a maior tela de TV do mundo fica aqui.


Os neons ultracoloridos dos anos 50 convivem com arte: a tela iluminada de 460 metros de comprimento,pairando lá no alto, 27 metros acima do nível do chão. E o espetáculo audiovisual é uma das atrações mais populares de Las Vegas, um show gratuito.



Superlativa é também a CES, a maior feira de eletrônicos do mundo. A empolgação é geral. Coroas tocando bateria, adolescentes contratados para demonstrar e curtir um videogame de rock, monges budistas da Tailândia que vieram fazer compras. Jovens surfistas a caráter, anunciando um website.



Mas este ano a euforia de sempre está contaminada por alguma incerteza. Nesta CES, o excesso deu lugar ao pé no chão. Está na hora de buscar produtos que ofereçam mais, por menos, e que convençam ser realmente necessários.



Um dos destaques da feira fica em um stand aparentemente simplório, uma simples bancada de cozinha com alguns eletrodomésticos. O que há de diferente é que nada no local tem fio, nem tomada, mas tudo funciona.



A demonstradora explica que alguns pontos na bancada, fáceis de achar com um tipo de lâmpada, transmitem energia. Não é eletricidade, ela avisa, não dá choque. Pode até jogar água em cima sem problema.



Segundo ela, a energia é transmitida por indução magnética. O sistema ainda não foi lançado no mercado e por isso a empresa não abre o jogo sobre como funciona, para o leigo, parece mágica.



Mas outras aplicações já estão prontas para chegar às lojas. Um tapetinho serve para carregar o celular e outros aparelhos. Um dos modelos é portátil ele vai dobrado na mala. Quando você chega ao hotel, abre, coloca na mesa de cabeceira, liga na tomada e coloca o tocador de MP3, o celular, e com um adaptador qualquer tipo de câmera digital, ou um GPS.



Segundo o fabricante o sistema economiza energia e acaba com os múltiplos fios, cabos, tomadas e adaptadores que infernizam a vida de quem usa aparelhos eletrônicos.



Outro inferno é carregar todos os aparelhinhos da vida moderna. As austríacas Sabrina e Anya vieram a Vegas oferecer uma solução.



Para acompanhar direito a feira de eletrônicos, Jorge Pontual apresenta alguns acessórios de moda. Nele é possível carregar o celular, o tocador de MP3, e o laptop... Todo material é à prova da água, feito na Europa!



Simplificar é uma das palavras de ordem nesta feira, onde a tendência é cada vez mais unificar vários produtos num só e adotar tecnologias que dispensem fios e economizem energia.



O verde é a cor da moda aqui, e a idéia de reduzir a queima de carbono está na consciência de todos.



Chama atenção nesta feira o interesse dos visitantes pelos aparelhos de TV em três dimensões, por enquanto apenas protótipos que os fabricantes não planejam lançar no mercado, sairiam muito caros, mais de US$ 20 mil, por enquanto.



Mas o brinquedo é ótimo eu entrei na onda e usei os óculos para jogar um vídeo game, com resultados não muito animadores.



Também testei os vídeo-óculos, que tornam possível viver ao mesmo tempo em dois mundos: o virtual, nos vídeos projetados por dentro das lentes, e o real, que pode ser visto através delas.



Os óculos estão conectados a um tocador de MP3, e enquanto assisto a um vídeo, enxergando tudo que está acontecendo em volta. Mas é preciso cuidado...



Escapar da realidade, sonhar acordado, é desejar objetos inatingíveis, como um celular de pulso, que lembra o rádio-relógio do detetive Dick Tracy das histórias em quadrinhos. O preço se anuncia bem salgado, mas que dá vontade de usar, isso dá. Pra todo mundo aqui, este é o paraíso dos brinquedos eletrônicos.


Fonte:G1


Nenhum comentário: