quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Padrões IEEE 802.11 b/g/n


EEE 802.11 é uma designação standard para as redes sem fios (WLAN, wireless local area network). O termo IEEE 802.11 é também muito frequentemente substituido por WI-FI. Assim sendo, quando verificarmos estes termos, sabemos que estamos na presença de um produto que já integra uma placa de rede sem fios (placa wireless). Quanto aos termos b/g/n (os mais utilizados), indicam-nos quais os padrões suportados pela placa de rede sem fios.Existem mais padrões além do b/g/n, mas só faremos referência a estes por serem os mais comuns. Iremos também dar mais atenção ao padrão N, por ser o mais recente e o mais avançado até ao momento.Antes de avançarmos gostariamos de referir que a maioria dos utilizadores faz confusão entre o megabit (Mb) e o megabyte (MB). O megabit (Mb) é utilizado como unidade de medida de transferência de dados numa determinada rede. O megabyte (MB) é utilizado como unidade de medida de tamanho de determinado arquivo.Podemos ainda dizer que 8bits = 1byte, logo 8Mb = 1MB e assim sucessivamente. Se tivermos uma velocidade real de internet de 8Mbps, isto quer dizer que podemos efetuar um download de 1 MByte num segundo.

Padrão 802.11 b, criado em 1999, tem uma largura de banda até 11 Mbps e um alcance aproximado de 35 metros. Opera numa frequência de 2,4GHz e como tal sofre interferências de aparelhos que trabalhem na mesma frequência, tais como bluetooth, telefones sem fios, etc. O seu sinal é facilmente obstruido pelo meio físico.

Padrão 802.11 g, surgiu em 2003, tem uma largura de banda até 54 Mbps e um alcance aproximado de 38 metros. A sua maior vantagem em relação ao padrão b, é a sua largura de banda. Opera também na frequência 2,4Ghz e como tal está sujeito a interferências de aparelhos que utilizem a mesma frequência.

Padrão 802.11 n, a sua fase de homologação começou em 2007, tem uma largura de banda até aos 300 Mbps e um alcançe de 70 metros. Opera nas frequências 2,4GHz e 5GHz. É um padrão recente com uma nova tecnologia, MIMO (multiple input, multiple output) que utiliza várias antenas para transferência de dados de um local para outro. Os principais benefícios desta tecnologia são o aumento significativo da largura de banda e o alcance que permite.Companhias como a Intel estão completamente viradas para a integração desta tecnologia nas suas plataformas (centrino). Estudos feitos pela Intel, revelaram que em campo aberto e no limite máximo do alcance da tecnologia G, esta conseguia obter uma transmissão de 1Mbps, enquanto com equipamento de tecnologia N o resultado era de 14 a 16Mbps.Na hora de escolher um equipamento com tecnologia wireless, escolha sempre pela relação qualidade/preço, mas não se esqueça que o melhor tem sempre as suas vantagens.

Nenhum comentário: