A Folha constatou que o problema ocorreu entre as 14h30 e as 17h. A reportagem ligou para ao menos 15 celulares pós-pagos da Claro. Era possível ouvir as mensagens de voz do dono do aparelho, em vez da secretária eletrônica, e o bipe que indica o início da gravação.
Com a autorização de usuários, a reportagem teve acesso total ao menu da secretária eletrônica de alguns celulares. Foi possível, por exemplo, ouvir todas as mensagens novas e/ou armazenadas, além de realizar alterações na mensagem de boas-vindas do aparelho.
A reportagem constatou que o problema atingiu ainda celulares de secretários da administração municipal de Ribeirão e um promotor de Justiça. Nesses casos, a Folha desligou antes do início das mensagens.
Para o promotor dos Direitos do Consumidor de Ribeirão, Carlos César Barbosa, a falha foi "gravíssima". "A operadora permitiu a invasão da privacidade do consumidor. Isso caracteriza, no mínimo, dano moral. Foi um erro imperdoável da operadora", disse Barbosa. "Recomendo ao usuário que tenha sido vítima de danos morais ou materiais que entre com ação judicial."
Em nota, a Claro admitiu o problema e pediu desculpas. "A ocorrência verificada no software responsável pelo controle de chamadas para caixa postal, entre 15h30 e 16h45, atingiu algumas cidades de DDD 16 e foi solucionada. A operadora pede desculpas pelo transtorno."
Fonte:Folha
Nenhum comentário:
Postar um comentário