terça-feira, 22 de julho de 2008

Entenda sobre Xp Home Edition, Professional e Start Edition

Vocês já pararam para pensar no significado das versões do Xp home, start e profissional? esta aqui uma explicação de cada uma das versões.

Windows XP Home

É a versão para usuários domésticos do Windows, produzida pela Microsoft, conta com recursos de multimidia, aprimoramento de recursos foto-impressão, reprodução de DVD, vídeo e outras mídias.
É uma edição do Windows voltada usuários domesticos, pois não inclui o suporte a sistemas com mais de uma CPU, nem suporte a registro de domínio de rede. Esses recursos foram disponibilizados apenas do Windows XP Professional. Embora não possua recursos avançados de rede, não há diferenças no desempenho ou segurança em comparação ao Windows XP Professional. Seu sucessor é o Windows Vista Home Premmium


Windows XP Professional

É a versão designada para empresas e usuários avançados. O Windows XP Professional oferece um número maior de recursos em comparação com o Home Edition, incluindo:
A habilidade de poder usufruir do Domínio de Servidor do Windows, grupos de computadores que eram controlados remotamente por um ou mais servidores centrais.
Uma sofisticada lista de Controle de Acesso, na qual podia se especificar o uso de programas no computador usado para todos os usuários em circunstâncias normais. Os usuários usam outras ferramentas no Windows Explorer, ou reiniciam o computador em Modo de Segurança para modificar o acesso das listas de controle.
Servidor de Acesso Remoto, com a permissão de o usuário se conectar ao seu Windows por outro sendo este também o XP, na qual ele usaria a rede local ou a internet.
Pastas e arquivos offline, com a permissão automática de o PC restaurar e copiar para uma rede de computadores e trabalhar com ele desconectado da rede.
Sistema de Encriptação de Arquivos;
Serviços de Informação de Internet (IIS), servidores HTTP e FTP da Microsoft.
Suporte a duas unidades de processamento único (CPU).


Windows XP Starter Edition

O Windows XP Starter Edition é uma versão de baixo custo do Windows XP avaliada para países em desenvolvimento como Tailândia, Turquia, Malásia, Indonésia, Rússia, Índia, Colômbia, Brasil, Argentina, Peru, Bolívia, Chile, México, Equador, Uruguai e Venezuela. Ele é muito similar ao Windows XP Home, mas está limitado com hardware específico, e só pode rodar 3 programas em 3 janelas por vez e outros recursos foram removidos ou desativados por padrão.
O acordo da Microsoft para lançar o Starter Edition é "uma introdução ao sistema operacional Windows XP de baixo custo designada primeiramente para Desktops de usuários em países emergentes.

Características

O Starter Edition inclui alguns recursos especiais para mercados onde os consumidores não possuíam computador. Essa versão do XP é a mais básica, vindo a usar o padrão cinza dos Windows anteriores a ele. Muitos recursos como screensavers, efeitos de vídeo e outros foram removidos.
Muitas limitações foram incluidas nesse Windows para se distanciar das outras versões do XP. Somente três aplicações podem rodar no Starter Edition além de que só se pode abrir três janelas ao mesmo tempo. A resolução máxima da tela é 1024x768 e não suporta grupos de rede ou domínios. Também o Starter Edition está licenciado para trabalhar com processadores de baixo custo, como os Intel Celeron, e o AMD Duron. O limite da memória RAM é de 256 MB e o HD tem que ser no máximo de 80 GB.
Em 11 de Outubro de 2006, a Microsoft anunciou que foram vendidas 1,000,000 de unidades do Windows XP Starter Edition. Mas no mercado de varejo ele não obteve muito sucesso. Em muitos pontos de venda, foram encontradas muitas versões piratas do sistema.

Segue abaixo a lista do sistema requerido para se rodar o Windows XP Home Edition e o Professional Edition;

Minimo

Processador
233 MHz
Memoria
64 MB RAM (performace e outros recursos limitados
Adaptador de Vídeo e Monitor
Super VGA (800 x 600)
Espaço livre no HD
1.5 GB
Drives
CD-ROM
Controles
Teclado e Mouse
Outros
Placa de Som, Alto-falantes

Esses são o minimo, mas para que possa rodar com uma melhor perfomance, é necessário que aumente essas capacidades.

Nenhum comentário: