sexta-feira, 13 de março de 2009

Google oferecerá anúncios de acordo com perfil do internauta


O Google anunciou nesta quarta-feira (11) que oferecerá anúncios baseados no comportamento dos internautas --em um polêmico sistema que explora os sites visitados antes pelos usuários e, em seguida, mostra a publicidade, a partir da relação com as visitas anteriores.

O site de buscas, que dá ao novo serviço o menos polêmico nome de "publicidade baseada em interesses", disse em seu blog que este sistema fará com que os anúncios sejam mais atraentes para a pessoa que navega pela rede.

"Achamos que podemos tornar a publicidade on-line mais importante e prática utilizando informação adicional sobre as páginas que as pessoas visitam", afirmou Susan Wojcicki, vice-presidente de gestão de produtos do Google.

Com este passo, a empresa embarca em uma tendência que tem aumentado no ramo da publicidade on-line, mas também muito criticada, pois representa uma violação à privacidade dos internautas.

As companhias que administram publicidade on-line para outras empresas e que usam este sistema instalam marcadores eletrônicos chamados "cookies" que registram as páginas visitadas na rede e até mesmo o que se faz nelas.

A companhia insistiu dizendo que o sistema introduzido hoje respeitará a privacidade do usuário e permitirá a ele configurá-lo segundo suas preferências.

Assim, o internauta poderá escolher categorias sobre as quais prefere não ver anúncios e evitar, por exemplo, receber continuamente publicidade sobre automóveis de luxo só porque uma vez visitou o site da Porsche.

fonte:Folha

Nenhum comentário: