O Google anunciou nesta quarta-feira (11) que oferecerá anúncios baseados no comportamento dos internautas --em um polêmico sistema que explora os sites visitados antes pelos usuários e, em seguida, mostra a publicidade, a partir da relação com as visitas anteriores.
O site de buscas, que dá ao novo serviço o menos polêmico nome de "publicidade baseada em interesses", disse em seu blog que este sistema fará com que os anúncios sejam mais atraentes para a pessoa que navega pela rede.
"Achamos que podemos tornar a publicidade on-line mais importante e prática utilizando informação adicional sobre as páginas que as pessoas visitam", afirmou Susan Wojcicki, vice-presidente de gestão de produtos do Google.
Com este passo, a empresa embarca em uma tendência que tem aumentado no ramo da publicidade on-line, mas também muito criticada, pois representa uma violação à privacidade dos internautas.
As companhias que administram publicidade on-line para outras empresas e que usam este sistema instalam marcadores eletrônicos chamados "cookies" que registram as páginas visitadas na rede e até mesmo o que se faz nelas.
A companhia insistiu dizendo que o sistema introduzido hoje respeitará a privacidade do usuário e permitirá a ele configurá-lo segundo suas preferências.
Assim, o internauta poderá escolher categorias sobre as quais prefere não ver anúncios e evitar, por exemplo, receber continuamente publicidade sobre automóveis de luxo só porque uma vez visitou o site da Porsche.
fonte:Folha
O site de buscas, que dá ao novo serviço o menos polêmico nome de "publicidade baseada em interesses", disse em seu blog que este sistema fará com que os anúncios sejam mais atraentes para a pessoa que navega pela rede.
"Achamos que podemos tornar a publicidade on-line mais importante e prática utilizando informação adicional sobre as páginas que as pessoas visitam", afirmou Susan Wojcicki, vice-presidente de gestão de produtos do Google.
Com este passo, a empresa embarca em uma tendência que tem aumentado no ramo da publicidade on-line, mas também muito criticada, pois representa uma violação à privacidade dos internautas.
As companhias que administram publicidade on-line para outras empresas e que usam este sistema instalam marcadores eletrônicos chamados "cookies" que registram as páginas visitadas na rede e até mesmo o que se faz nelas.
A companhia insistiu dizendo que o sistema introduzido hoje respeitará a privacidade do usuário e permitirá a ele configurá-lo segundo suas preferências.
Assim, o internauta poderá escolher categorias sobre as quais prefere não ver anúncios e evitar, por exemplo, receber continuamente publicidade sobre automóveis de luxo só porque uma vez visitou o site da Porsche.
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