sábado, 20 de dezembro de 2008

Aprenda a fazer um cabo de rede Croswolver


Aprenda a fazer um cabo de rede croswolver para rede entre dois micros.

Na ultima aula de cabo de rede eu ensinei a fazer um cabo de rede ponto a ponto e prometi para vocês que eu ia fazer uma video aula sobre a outra configuração de cabo, hoje estou trazendo esse vídeo, para que vocês possam aprender mais e mais. Ok
Os materiais utilizados foram os mesmo que eu utilizei na ultima aula de cabo, o que muda é a configuração das cores do cabo par trançado.

Cabo crossover ou cabo direto?

Quando queremos montar um cabo para interligar dois computadores, não precisamos utilizar dispositivos como hubs, já que pode-se ligar uma máquina à outra diretamente. Neste caso, o cabo do tipo "crossover" (cruzado ou invertido) deve ser utilizado.

Por outro lado, quando três ou mais computadores devem ser interligados, um equipamento como o hub se mostra ideal. Neste caso, é necessário criar um cabo para cada computador e conectá-los ao hub. No entanto, o cabo tipo crossover não serve a esse propósito, devendo ser utilizado o cabo do tipo "direto", também conhecido como "patch cable".
Em resumo, para ligar computador a computador, usa-se cabo crossover. Para ligar computador a hub, usa-se cabo direto. A diferença entre eles é que o cabo crossover tem a disposição de seus fios de maneira diferente em uma ponta em relação à outra, enquanto que o cabo direto tem a disposição dos fios iguais em cada extremidade.
OBS.: o cabo crossover também deve ser usado quando é necessário conectar um hub a outro.
Um pouco mais sobre o cabo
O cabo UTP é um dos mais usados para a criação de redes de computadores baseadas em fios. Seu desenvolvimento foi fruto dos trabalhos da Electrical Industrial American (EIA) e da Telecomunications Industrial American (TIA), que pesquisaram o desenvolvimento de um meio de comunicação eficiente para redes. Após essa definição, a Bell Laboratories trabalhou no desenvolvimento do cabo UTP (Unshilded Twisted Par).
Nas redes padrão Ethernet praticamente são só usados cabos UTP CAT 5. Isso quer dizer que esse tipo de cabo é composto por quatro pares de fios e opera à freqüência de 100 MHz.






Essa seqüência é conhecida como norma EIA/TIA 568A.








Essa seqüência é conhecida como norma EIA/TIA 568A.


Video:Avatar Info produções
Autor:Rodolfo (Róds)
Qualidade:Boa
Audio:Sim




Aprenda a fazer um cabo de rede croswolver from Rodolfo on Vimeo


Finalizando


Nas primeiras vezes que você crimpar um cabo, certamente sentirá alguma dificuldade. É possível que você tenha até que refazer alguns passos. Se isso ocorrer, não se preocupe, é normal. Com a prática, você dominará o assunto rapidamente.

Nenhum comentário: