quinta-feira, 15 de maio de 2008

Robô rege orquestra sinfônica em Detroit v


Pela primeira vez, nos Estados Unidos, um robô regeu uma orquestra sinfônica. Músicos e amantes da música aplaudiram sem parar o pequeno autômato, do projeto Asimo (Advanced Step in Innovative Mobility), da Honda, que dirigiu a orquestra sinfônica de Detroit em uma versão de "L'impossible rêve", na primeira parte de um concerto privado com o violoncelista Yo-Yo Ma.
O fato ocorreu na terça-feira à noite (13), entusiasmando a platéia, em Detroit (EUA). "É fascinante de ver. A tecnologia é surpreendente", afirmou trombonista Randall Hawes, há 22 anos músico da orquestra. "Fiquei impressionado de ver como sua atitude era natural quando ele apareceu e quanto ele estava imóvel".


Ainda assim, Hawes diz não acreditar que o pequeno robô esteja, algum dia, em condições de substituir um regente em carne e osso. "Nós reagimos em relação a ele, mas ele não reage em relação a nós", comentou.
"Era a única que estava faltando. Nós sabíamos quando ele ia parar e, então, paramos ao mesmo tempo que ele".
A orquestra sinfônica convidou o robô Asimo depois que a Honda doou US$ 1 milhão para uma fundação que se dedica a despertar o interesse das crianças dos bairros mais pobres de Detroit para a música. A Honda possui 25 robôs Asimo.

Nenhum comentário: