sexta-feira, 16 de maio de 2008

Cuidados com a internet






Quase 50 milhões de pessoas acessam a internet no Brasil e a quantidade de internautas sobe diariamente. São quase 25 milhões o número de lares que têm internet em casa. Outro dado importante: mais da metade dos jovens brasileiros entre 10 e 15 anos já acessaram a internet, e eles passam - em média - 42 horas por mês conectados. Os adolescentes ficam quase o equivalente a dois dias inteiros conectados por mês. Apesar de útil, é preciso ter alguns cuidados ao navegar no mundo virtual. Na casa do administrador Celso Mansano, por exemplo, somente ele tem acesso ao laptop.
Sua filha, Beatriz de 16 anos, adora usar o computador, mas só pode usar a máquina às sextas e aos domingos. Além de impor limites aos filhos, Celso precisou proteger o próprio computador dos ataques de hackers e da ação de vírus. "Sofri a invasão na minha máquina e acabei perdendo todas as informações que eu tinha no meu computador de trabalho", contou.
Há pouco tempo, o lado perigoso da internet virou notícia novamente. Em Pernambuco, um homem colocou na rede de computadores por vingança, imagens íntimas dele e da ex-mulher. O advogado especializado em direito da tecnologia Carlos Afonso explica de que forma as pessoas podem se defender. "Existem delegacias especializadas em crimes cometidos na internet. A primeira medida da pessoa que se sente ofendida é guardar provas de que um dia esse material foi ao ar na internet. Salvar o arquivo em um CD, DVD, ter essa prova eletrônica com você", explicou. Ele ressalta que outra medida é a pessoa ingressar em uma ação que visa a retirada deste material e uma ação indenizatória.




Fonte:Globo/ mais você

Nenhum comentário: