segunda-feira, 2 de junho de 2008

Já é a hora de ter um super celular 3G?


Novos modelos de smartphones vêm preparados para acessar a web com velocidade maior; compra exige cuidados

Começa a chegar nas lojas uma variedade de supercelulares compatíveis com a terceira geração da telefonia móvel (3G), que conecta seu telefone à web com uma velocidade maior. Eles têm telas grandes, teclados fáceis para escrever, abrem e editam documentos, têm programas especiais para ler e-mails e sincronizam a agenda de compromissos e contatos gravados no computador. É tanta integração de ferramentas avançadas que os smartphones – ou pocket PCs, como você preferir – são os telefones ideais para navegar na internet.
COMO ESCOLHER
Antes de tudo, quem pretende comprar um smartphone 3G deve prestar atenção em um problema um pouco complicado de entender. Dependendo do seu telefone, da operadora e da cidade onde você irá utilizar, mesmo um smartphone compatível com 3G poderá não operar completamente com a terceira geração. Isso porque no Brasil duas freqüências diferentes (850 MHz ou 2,1 GHz) estão sendo usadas para transmitir o sinal 3G. Ou seja, se você comprar um celular que só funcione em 2,1 GHz e a rede da operadora for em 850 MHz, não vai conseguir acessar a internet com alta velocidade. O celular 3G e a rede devem usar a mesma freqüência para tudo dar certo.

A rede 3G da Claro, por exemplo, só funciona em 850 MHz, em qualquer cidade. Já a Tim, opera em 2,1 GHz em São Paulo e no Rio, e em 850 MHz nas demais regiões. Um cliente paulistano que usa o 3G dificilmente vai conseguir captar o sinal de alta velocidade nas ruas de Belo Horizonte, pelo menos não até haver integração dos dois tipos de sinais.

Essa diferença de freqüências influencia principalmente se você decidir comprar o smartphone no exterior ou varejo. Você precisa certificar-se de que o aparelho é compatível com a freqüência 3G da sua cidade. Já as pessoas que comprarem o telefone na loja da operadora correm menos risco de adquirir um aparelho 3G incompatível com a rede, mas sempre é bom checar – sem deixar dúvidas – as especificações.

Apesar dessa limitação, o smartphone não deixa de funcionar; apenas não capta o sinal 3G. Você continua fazendo ligações e enviando mensagens de texto normalmente.

Nenhum comentário: