sexta-feira, 13 de junho de 2008

Vídeos sobre "preparo" de pipoca pelo celular são propaganda de empresa nos EUA


Uma empresa norte-americana, a Cardo Systems, assumiu nesta quinta-feira (12) a autoria dos vídeos do YouTube em que pessoas usavam celulares para preparar pipoca. Os filmes, que a empresa afirma serem "ilusões de ótica, feitas para o entretenimento", fazem parte de uma campanha de marketing viral.

Nos clipes dos celulares "pipoqueiros", pessoas fingem que utilizam telefones para fazer o milho estourar. Para isso, elas apenas ligam para os celulares e fazem com que os aparelhos toquem. Desde que foram publicados na internet, no fim de maio, os vídeos foram vistos por mais de 4 milhões de pessoas. Alguns internautas chegaram ao ponto de testar o "truque" para ver se funcionava mesmo.

Hoje, a empresa desfez o mistério e disse que aquilo era "ilusão de ótica". "Nada nesses vídeos tem a intenção de sugerir que que celulares podem fazer pipoca e a Cardo Systems nega que esses vídeos contêm sugestões ou comentários sobre segurança [no uso de celulares]", afirma a empresa, em nota.

Entretanto, um especialista já havia contestado o truque. Para Louis Bloomfield, professor de física da Universidade de Virginia (EUA), substituir o microondas pelo telefone para preparar pipoca não é fisicamente possível.

"Os vídeos estão se espalhando como fogo, e começando a se tornar algo como uma lenda urbana", afirmou Kathryn Rhodes, diretora de marketing da Cardo Systems, ao site da revista "Wired". Estratégias de marketing viral tentam fazer com que os internautas divulguem uma marca naturalmente, sem ganhar nada por isso.

A Cardo Systems foi fundada em 2001, em Pittsburgh, nos Estados Unidos, e fabrica produtos com tecnologia Bluetooth, como headsets.



Nenhum comentário: