quarta-feira, 1 de abril de 2009

Internautas fazem protesto virtual contra associação antipirataria

Um grupo de internautas está realizando hoje (1º) um protesto virtual contra as restrições aos downloads de música na internet. Eles criticam a APCM (Associação Antipirataria de Cinema e Música) e o projeto de lei do senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) que define os crimes praticados pela internet e demais sistemas eletrônicos de dados.

No site, o protesto sugere que as pessoas troquem suas fotos na rede social Orkut, do Google, para uma imagem que mostra um "x" no logo da APCM (Associação Antipirataria de Cinema e Música), além da divulgação do blog "Discografias Livres!", em que foi publicado o manifesto, em redes sociais.


Reprodução
Comunidade "Odeio a APCM" no Orkut tem mais de 12.000 participantes que protestam contra a associação
Comunidade "Odeio a APCM" no Orkut tem mais de 12.000 participantes que protestam contra a associação

No "Discografias Livres!", manifestantes afirmam que a mobilização acontece por conta do encerramento das atividades da comunidade "Discografias", que era utilizada por mais de 1 milhão de pessoas para compartilhar links com álbuns musicais inteiros sem nenhum custo.

"Um projeto de lei que quer te por na cadeia por baixar algo da internet é incoerente. Dê condições aos cidadãos de comprar --a preço justo-- que ninguém precisará baixar", afirma um texto do blog.

Essa não é a primeira reação favorável à comunidade. Internautas criaram também a página "Discografias - O Retorno!" --que até a publicação desta reportagem sobrevive com 102.900 membros-- e começaram um abaixo-assinado --que até então conta com 27.007 assinaturas. A comunidade "Odeio a APCM" tem 12.779 participantes.

A reportagem tentou um posicionamento da APCM sobre o protesto na tarde desta quarta-feira. Não houve resposta.

fonte: Folha online

Nenhum comentário: