domingo, 1 de junho de 2008

Infravermelho

O infravermelho surgiu a partir da necessidade de comunicação de informações com baixo custo e alta velocidade. Apesar de já existirem tecnologias mais avançadas em transmissão de dados sem fio, o infravermelho ainda é muito utilizado em controles remotos, celulares, laptops, entre outros.
A tecnologia do infravermelho funciona quando os dados são transmitidos de forma sincronizada por meio de sinais luminosos não visíveis pelos olhos humanos: são os raios infravermelhos.
Para a maioria dos aparelhos, a separação máxima entre os dispositivos deve ser em torno de um metro. Essa restrição é uma vantagem em projetos onde segurança e privacidade dos dados são fundamentais. No caso dos celulares, ambos devem ter essa função e, para ocorrer a transmissão, é necessário que estejam conectados.
A tecnologia Bluetooth aparece como uma alternativa às conexões infravermelhas já que não necessita de contato entre os dispositivos para realizar a difusão de dados, uma vez que a conexão por Bluetooth é feita por ondas de rádio e realiza a transmissão com uma distância de até dez metros.

Nenhum comentário: