sábado, 19 de abril de 2008

Versão inicial do Windows 7 é mostrada ao governo dos EUA

Pouco tempo após o lançamento oficial do seu novo sistema operativo, Windows Vista, a Microsoft já trabalha forte no seu sucessor, Windows 7, que teve uma das versões iniciais encaminhadas para investigadores federais americanos.




A investigação é parte do acordo antitrust assinado em 2002, que tenta garantir que a Microsoft não feche sua tecnologia em benefício próprio, o que impediria que softwares concorrentes do seu sistema recebessem a mesma integração que aplicativos desenvolvidos internamente.


Um relatório escrito conjuntamente pela Microsoft e o Comité Técnico indica que os testes nas versões actuais levaram a decisão de que a fabricante precisaria modificar alguns “bugs de middleware” que impedem que links do Outlook Express e do Windows Help sejam abertos num navegador diferente do Internet Explorer, alterações que devem acontecer com o lançamento do Service Pack 3 do XP e o SP1 do Vista.


Os especialistas afirmaram que já estão de olho na versão prematura do Windows 7 e que acompanharão de perto os próximos builds (lançamentos de novas versões de desenvolvimento). Segundo o site DailyTech, a Microsoft deverá resolver um “bug” no recurso “Abrir com”, menu mostrado quando o usuário clica com o botão direito do mouse sobre algum arquivo.


Anúncios tão adiantados da supervisão abrem caminho para especulações quanto a data de lançamento do sistema operacional, ainda não anunciada oficialmente. O site OneStopClick, por exemplo, acredita que a pequena aceitação do Vista e o primeiro anúncio de uma versão seriam indicativos da possibilidade de um lançamento para o ano que vem. O que na opinião de muitos outros especialistas é completamente improvável.


O DailyTech informa que a supervisão governamental sobre produtos da Microsoft expirará em Novembro de 2009, alguns meses antes do lançamento cogitado do Windows 7, em 2010. Alguns estados querem o direito de supervisionar este sistema até o último momento, caso contrário, o governo terá que correr para revisar o máximo possível de código que puderem até o lançamento.


Não apenas a data de lançamento do próximo Windows é especulada, mas também funções que o sistema deve incluir. Em entrevista ao site News.com, da CNET, Bill Gates afirmou que o Windows 7 será um passo a mais em direcção ao reconhecimento de voz e outras interfaces naturais, algo que poderia se estender para a sensibilidade ao toque e outros comandos gestuais, por exemplo.

Nenhum comentário: