quinta-feira, 10 de abril de 2008

TI Verde

TI Verde


A IBM divulgou uma pesquisa mostrando que 75% das pequenas e médias empresas brasileiras dizem demonstrar preocupação com o meio ambiente. Desse montante, 58% implementaram uma política ambiental. Estamos até bem posicionados se compararmos nossos números com os do resto do globo: 58% e 44%, respectivamente.


Esse discurso da preservação ambiental é muito bonito. Os números também são animadores. Mas será que as empresas realmente se preocupam em fazer algo em prol do meio ambiente se aquilo não reverter em benefícios para o seu bolso?


A mesma pesquisa afirma que a maioria das pequenas empresas em todo o mundo já começou a realizar algumas mudanças básicas, como a utilização de formas de iluminação mais econômicas e o desligamento de quaisquer equipamentos não essenciais após o expediente. Porém, transformações mais complexas e de resultado relevante como a adoção de prédios ecologicamente sustentáveis, uso de carros bi-combustível ou a instalação de painéis solares, ainda estão fora de cogitação. Por que será?



Mundialmente, de acordo com essas mesmas empresas, os gastos com energia foram os que mais subiram nos últimos dois anos, seguidos por folha de pagamento, equipamento de escritório, aluguel e saúde. Talvez aí esteja a resposta, não é mesmo?

Nenhum comentário: