sábado, 19 de abril de 2008

Sun começa a fechar o MySQL


Os planos malévolos da Sun são intrigantes. Depois de comprar o MySQL por um preço bem salgado (1 bilhão de dólares!), a empresa começou a mostrar as asinhas: a linha de desenvolvimento do MySQL será dividida em duas partes: a comunitária e a empresarial. No mundo OpenSource, isso não é uma coisa incomum, vide a RedHat com o RHES e Fedora, a Novell com o SLED e OpenSUSE, enfim.


Mas a coisa mudou de figura. Novos recursos serão criados para o MySQL Enterprise, como backup online. E é só pra ele, Gabriela! Esses recursos não estarão mais disponíveis para a comunidade MySQL, pois a Sun fechará partes do código do banco de dados que envolve suas novas soluções. É estranho, pois essa medida contraria os "ideais" da companhia, que recentemente abriu o código de fonte do Java e do sistema operacional Solaris (originando a comunidade de desenvolvimento OpenSolaris).



Especulando, a base de usuários do MySQL Enterprise não é grande e a esmagadora quantidade de usuários vem justamente da comunidade. A Sun pode estar tentando criar um diferencial competitivo para arranjar compradores corporativos na própria comunidade, que já usam sem pagar nada, recuperando o prejuízo que teve investimento que fez. Ainda assim, pode ser um pouco preocupante, se lembrarmos que a Sun também comprou o VirtualBox...

Nenhum comentário: