segunda-feira, 21 de abril de 2008

Saiba como configurar o iTunes

Uma vez que você instalou um novo iTunes na máquina, ao identificar o iPod você não deve sincronizar o aparelho com o programa, pois tudo que está no iPod será apagado. Configure o iTunes para não ser carregado automaticamente quando o iPod é detectado.

Para copiar as músicas do iPod de volta para o disco rígido você pode usar um dos programas gerenciadores que existem no mercado.

Um programa chamado Sharepod é um dos melhores e mais simples que encontrei. Você baixa o programa, instala no próprio iPod e ao ser executado ele mostra uma interface parecida com o Windows Explorer onde você pode ver e manipular os arquivos normalmente. Você pode fazer o download do programa, que é gratuito, no site http://www.sturm.net.nz/. Uma vez na página principal clique em iPod programs e clique no link Sharepod. Clique no link "Download SharePod now".

Os testes que realizei foram feitos no meu iPod Nano 3. Lembre-se de que o sharepod não deve ser usado ao mesmo tempo que o iTunes. Descompacte o arquivo zipado para a área do iPod que é acessível pelo PC. Na pasta criada você deve executar o programa sharepod.exe. O programa permite copiar arquivos do PC para o iPod e do iPod para o PC, o que atende à necessidade da leitora.

Ao ser executado, o Sharepod mostrará as pastas com as listas de músicas e vídeo no lado esquerdo e os arquivos no painel da direita. Selecione os arquivos que deseja copiar e clique no botão 'Copy to PC' no alto da tela. Uma caixa de diálogo é aberta onde você deve especificar a pasta para a qual os arquivos serão copiados.


Reprodução

Se quiser copiar uma lista inteira de arquivos, clique com o botão direito sobre a lista e selecione Copy to PC. Uma vez que você tenha copiado todas as músicas e vídeos para o PC poderá usar o iTunes como de costume.

O SharePod também possui um tocador de música próprio. Basta dar um duplo clique numa música para tocá-la. Se clicar sobre um vídeo, o tocador padrão para aquele tipo de vídeo será chamado.

Nenhum comentário: