sábado, 19 de abril de 2008

Orkut disponibiliza rede OpenSocial na Índia; Brasil fica sem data de estréia



Os internautas indianos saíram na frente dos brasileiros e vão ter acesso primeiro aos novos "programinhas" do Orkut, criados por desenvolvedores externos. A plataforma OpenSocial, que reúne esses aplicativos, estreou no Orkut da Índia nesta semana, mas ainda não tem data de início no Brasil --país com maior número de usuários na rede social.

Na Índia, os usuários do Orkut têm direito a adicionar 25 desses miniaplicativos --ou "widgets"-- aos perfis. De acordo com blog corporativo do Google, dono da rede social, os programas estão relacionados ao compartilhamento de informações sobre música, livros, jogos e viagens, entre outros.

Apresentada no fim do ano passado, a plataforma é uma aliança de redes sociais como Orkut, MySpace, LinkedIn, hi5, Friendster, Plaxo e Ning. O Facebook tem seu próprio catálogo de "widgets".

De acordo com o Google, a adoção dos aplicativos está sendo feita gradualmente, país a país. Os internautas que têm a Estônia como país de origem, por exemplo, têm acesso ao sistema há algum tempo.

No Brasil, a estréia da plataforma para o Orkut estava prevista para fevereiro, mas foi adiada."Estamos escalando aos poucos, fazendo testes em alguns aplicativos. Como no Brasil o número de usuários é maior, o processo é mais lento", afirma Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google. Ele disse, entretanto, que os usuários brasileiros poderão usar o sistema "em breve".

O Brasil é o país com o maior número de pessoas do Orkut. Dados do site indicam que os brasileiros representam 53,9% dos usuários, seguido pela Índia (16,9%) e Estados Unidos (15,3%).

Competição

Em março, o MySpace saiu na frente do Orkut e disponibilizou primeiro os "programinhas" para os internautas brasileiros.

Para especialistas, uma das razões para o crescimento do Facebook, principal oponente do MySpace nesta seara, foi justamente o fato de abrir espaço aos empreendedores anônimos na criação dos aplicativos.

Nenhum comentário: