terça-feira, 15 de abril de 2008

The Macintosh for the rest of us: pega, Jobs, pega!


Até 1997, era possível ter um Mac genérico oficial: a Apple havia licenciado a fabricação de clones dos Macs para outros fabricantes, como Motorola e DayStar, num programa que começou em 1995, e acabou com a volta de Jobs, pois ao mesmo tempo que popularizava a plataforma, os clones competiam com a própria Apple.

Apesar de este licenciamento especial ter acabado dez, onze anos atrás, uma empresa americana chamada Psystar resolveu fabricar e comercializar um Mac genérico com boas especificações de hardware (Intel Core 2 Duo 2.2 GHz, 2GB de RAM, 250GB de HD, placa gráfica Intel 950, gravador de CD e DVD) a preço de banana (quase quatrocentos dólares) e com o Leopard instalado. Por mais 155 dólares, você leva uma GeForce 8600 GT 512MB.



Em seu site, a Psystar passa um óleo de peroba na cara e diz (tradução livre):


Por que gastar $1999 para ter o computador mais barato da Apple com uma placa de vídeo decente quando se pode pagar menos de um quarto disso em um computador montado pequeno e bonito com o mesmo hardware? Às vezes, reinventar a roda é uma coisa boa. O Open Computer que funciona para novos usuários de Mac e também para os mais experimentados.


Muito bom, muito legal, é bonitinho, me convenceu, eu compraria... Mas tem um problema: o OpenMac (nome que escolheram pro bicho), é ilegal, afinal a Apple não permite que seu OS seja instalado em hardware não-Apple, assim como também são ilegais todos aqueles Hackintoshes que aqueles seus amigos pobres nerds fazem. Mais uma que vai pra lista de "empresas a processar" da Apple.

Nenhum comentário: