terça-feira, 15 de abril de 2008

China lança buscador 10x mais preciso que o Google

Quando o Yahoo surgiu, ele era uma coleção de links, escolhidos manualmente. Tínhamos poucos resultados porém eram muito precisos. Nunca caíamos em uma daquelas páginas de domínios falsos, repletas de anúncios, links e nada mais. Com a automatização dos robôs de busca, muito lixo passou a ser catalogado, e o que é pior, entregue para os usuários dos sites de busca.


Um grupo de pesquisadores da Universidade de Xangai começou a se perguntar se seria possível unir a quantidade de resultados de um search engine tradicional com a qualidade de uma lista manual. Eles chegaram a um conceito onde milhares de humanos otimizam os robôs de busca. Em seu modelo revolucionário, uma consulta de um internauta aparece na tela de milhares de operadores. Estes tentam se lembrar se conhecem algum site que se encaixa naquela consulta. Cada um digita (ou não) a URL do site, o sistema gerenciador soma os votos, e a URL vencedora é repassada para o usuário.







Vista aérea do Buscador Chinês


O modelo é todo baseado em voluntários, que ganham 1 centavo de Yuan por consulta bem-sucedida, e nada pelas mal-sucedidas. Quando não estão respondendo consultas, os voluntários são incentivados a passear pela Internet, aumentando seu repertório de sites.


Ainda em beta fechado, espera-se que nas próximas semanas o serviço, que ainda não tem nome, esteja disponívei para os Internautas de todo o mundo.

Nenhum comentário: