sábado, 12 de abril de 2008

Ballmer para Yahoo: Ou dá ou desce

A oferta amigável (mercadologicamente falando) que a Microsoft fez para a compra do Yahoo foi vista por muita gente como excessivamente generosa, ainda mais com o Google comendo cada vez mais o mercado. Convenhamos, o Yahoo já deu o que tinha que dar.

Mesmo assim, o Yahoo não aceitou (mas também não rejeitou) a oferta, que previa um prêmio de 62% sobre o valor de mercado das ações da empresa. De janeiro para cá, a Microsoft continua se valorizando, e o Yahoo perdeu mais de 5% de de seu valor de mercado.






O Yahoo não estava preparado para negociar com a Microsoft



Os diretores entretanto não acreditaram, continuam agindo como se o Yahoo fosse a última bolacha do pacote. Agora Tio Funéreo Steve Ballmer cansou. Segundo o Valleymag, mandou um ultimato no formato de carta-aberta para o Yahoo, dizendo basicamente:


"Seguinte, rapeize; nós tentamos na boa. Oferecemos mais do que vocês valem. Dois meses depois, nem um pio. Nisso nós crescemos, vocês diminuíram. Então, façamos o seguinte: Se em 3 semanas vocês não derem uma resposta, nós vamos passar por cima dos diretores do Yahoo, tratar direto com seus acionistas. De quebra, vamos propor que elejam OUTRO quadro de diretores. Ah sim, os valores oferecidos? Vão ser bem menores. Não gostaram? Botem na conta do Papa".


Parece cruel, mas esse é o mundo dos negócios. Se o Yahoo não queria estar nessa posição, não deveria ter perdido mercado, se desvalorizado horrores e ser visto hoje como uma empresa sem rumo.

Nenhum comentário: