sábado, 12 de abril de 2008

Agora é a vez da NVIDIA

Asus Eee, Everex Cloudbook, HP 2133, Dell (insira aqui o nome incrivelmente bem-bolado que o pessoal de Marketing criará)... a onda de equipamentos compactos e econômicos tende a chegar aos desktops. Afinal, ter um micro que consome 1kVA não é para qualquer bolso.
A NVIDIA não quer ficar fora desse mercado borbulhante e já declarou que, com a ajuda da VIA, terá a plataforma mais barata do mercado capaz de rodar o Windows Vista Premium. Com a ajuda do processador Isaiah, a plataforma baseada no chipset da empresa deve chegar a 36GFLOPS, custando meros US$ 45,00.

Lembrando que o HP 2133 sofreu críticas duras justamente por usar um processador da VIA (o C7-M), é de se ficar preocupado. No entanto, o Isaiah é uma nova geração, tem 64 bits e parece que roda cálculos em ponto flutuante até 190% mais rápido que aquele, o que o colocaria em pé de igualdade com os Celeron-M.

Fico pensando em duas coisas. Primeira: será que alguém vai conseguir fazer frente aos novos processadores Intel Atom? Segunda: onde está a AMD?

Nenhum comentário: